Competências Técnicas / Competências Comportamentais

Ouvi, recentemente a seguinte expressão: “As empresas contratam as pessoas pelas suas competências técnicas e demitem pelas competências comportamentais”.

Nesse momento senti-me especialmente orgulhosa por trabalhar numa empresa que não encaixa nesta premissa!

Na Mindera valorizamos tanto as competências comportamentais, que dedicamos tanto ou mais tempo a conhecer cada candidato enquanto pessoa e cidadão quanto a descobrir as suas habilidades atrás do computador.

Quando falamos em competências técnicas, temos como base, o conhecimento adquirido na formação profissional (domínio de idiomas, formação académica, domínio de metodologias de trabalho, etc.). São trabalhadas durante o percurso escolar, académico, formações profissionais, cursos, palestras, congressos, livros, entre outras fontes de conhecimento.

As competências comportamentais dizem respeito ao nível de equilíbrio e adequação com que cada indivíduo interage com o meio no qual está inserido. São exemplos de competências comportamentais habilidades como pró-atividade, flexibilidade, criatividade, organização, comunicação, foco, planeamento, ...

As competências comportamentais são conquistadas a partir do autoconhecimento, caminho que proporciona a compreensão e domínio sobre as próprias habilidades, capacidades, oportunidades de melhoria e potencialidades.

Os processos de seleção têm evoluído no sentido de "abrir mão" de alguma competência técnica e valorizar um perfil com competências comportamentais bem desenvolvidas.

Na verdade, é mais simples desenvolver alguém tecnicamente do que alterar hábitos e comportamentos sedimentados.

Também no processo de seleção dos nossos Mindernautas (forma carinhosa com que tratamos os nossos alunos) valorizamos as suas competências pessoais e sociais. Para além disso, cerca de 10% do programa da Mindera School destina-se a desenvolver as competências comportamentais dos nossos alunos, através de um processo de coaching, para complementar os 90% do programa destinado ao desenvolvimento das competências técnicas.